Marcia Marchetto: A "cria do Clube" em seu momento de glória
13/07/2019 :: Alta performance no 1º Semestre de 2019
"A gente fica se perguntando... quem sou eu na fotografia? Qual meu estilo? O que apresento é bom ou não?" Essas são as questões que habitam o pensamento de nossa associada Marcia Marchetto, cujo talento, já conhecido no CFCX, vem ganhando o mundo em 2019.

Talvez algumas dessas questões sejam tão particulares que apenas a própria Marcia, que se declara cria do CFCX, possa respondê-las, através de sua inspiração, estudo e dedicação em produzir trabalhos. Mas para responder se o que apresenta é bom ou não, podemos ajudá-la.

Doses de ousadia e coragem, somadas às suas participações na agenda do CFCX, levaram Marcia a deixar de fotografar monumentos em viagens e passar a registrar "sutilezas que emocionam", como ela mesma define: "Após a primeira ida ao clube .... participei do desafio do mês seguinte! (...) E assim foi! Olhando as fotos na parede! Aprendendo a ler uma imagem (ainda eterna aprendiz)... Estudando! Então tive a brilhante ideia da exposição A Fé que Conduz do Senegal a Caxias do Sul! Devia ter sido internada!"

Sorte a nossa que não foste, Marcia! Ao contrário, usas tua experiência de vida na área da medicina, onde atuas, para trabalhar tuas fotografias com o foco e emoção em minorias fragilizadas.

A performance nos desafios internos do CFCX, que segundo ela "abrem as cabeças para novas ideias, ângulos e composições", é excepcional: Marcia apresenta fotografias criativas, autorais, com produções diferenciadas e especialmente dedicadas a cada um dos temas propostos, classificando seus trabalhos sempre em posições de destaque.

As conquistas, como ela mesma comenta, são um lembrete para que "sejamos humildes nas críticas e elogios para manter os pés no chão e não esquecer de mirar as estrelas .... lá estão os nossos sonhos!"

E a mira da nossa associada está realmente refinada. Além dos ótimos resultados internos, a associada também já acumula, neste primeiro semestre de 2019, diversos destaques nacionais e internacionais.
Marcia foi a única brasileira a ter uma fotografia aceita na 47ª edição do Salón Quillat 2019, da Confederación Española de Fotografía, com a obra "Nas Sombras";  também teve a fotografia "Areias Caprichosas" aceita na categoria Paisaje do concurso FOTOARTREUS - Europa 2019. No Brasil, conquistou o segundo lugar no concurso Universo Feminino: Singular e Plural, com a obra "No More Frog";  teve seu Ensaio "Imigrantes" pré-selecionado para o concorrido festival Paraty Em Foco; e também teve três fotos selecionadas no concurso Photo Nature, promovido pela Associação Jauense de Fotografia.

O mais recente destaque da nossa associada foi com a fotografia vencedora da XXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, promovida pelo Fotoclube ABCClick, de São Caetano (SP), com a obra "Regresso". As Bienais se constituem no evento fotográfico de maior envolvimento dos fotoclubes do país e são apadrinhadas pela Confederação Brasileira de Fotografia-CONFOTO. O julgamento ocorreu no último sábado, 06 de julho, por um corpo de jurados composto por 5 fotógrafos de renome nacional. O CFCX brilhou no conjunto, com 21 associados dentre os classificados e premiados, cuja matéria será noticiada nos próximos dias.

Segundo os organizadores, Marcia é a primeira mulher a vencer uma Bienal no atual formato e sua fotografia disputou com quase 1.400 trabalhos participantes.

Parabéns, Marcia!

O teu CFCX está transbordando de orgulho e deseja que aquela tua "mira nas estrelas" continue certeira!